Snowland sedia Desafio Brasileiro de Cross Country

EVENTO CONTARÁ COM PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS EM CICLO OLÍMPICO
No próximo domingo, dia 25, a partir das 8h30min, a montanha de neve do Snowland, em Gramado, será palco para o 2º Desafio Brasileiro de Cross Country, único evento da modalidade realizado sobre a neve no País.

Os principais atletas da equipe brasileira de Cross Country desembarcam no Rio Grande do Sul para participar do evento, que é a última prova antes da 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, que conta pontos para a classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018.

A disputa será com formato de prova Sprint, no qual são realizadas tomadas de tempo qualificatórias e baterias head-to-head – um atleta contra o outro. Vencerá o competidor mais rápido em circuito percorrido em menos de um minuto em média.

O gestor da modalidade de Cross Country da Confederação Brasileira de Desportos na Neve – CBDN, Caio Freixeda, ressaltou o dinamismo da competição: “O Desafio Brasileiro de Cross Country tem por essência o dinamismo nas disputas, o seu formato é inovador entre as provas da modalidade. Os atletas inscritos estão muito próximos entre si tanto física quanto tecnicamente, o que torna imprevisível o resultado final do evento e garante baterias acirradas do início ao fim”.

Em busca de uma vaga para os próximos Jogos Olímpicos, Victor Santos, Paulo Santos, Vitor Melo e Altair Firmino disputam a prova masculina. Firmino, que teve sua primeira experiência olímpica na disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude em Lilehammer, na Noruega, é um dos destaques.

Entre as mulheres, Gabriela Neres e Bruna Moura chegam credenciadas pela participação recente no Mundial de Verão de Biathlon – modalidade que une o Cross Country e o Tiro Esportivo, a primeira do Brasil na história. Já Moura, que também está em fase de preparação para os Jogos de 2018, defende o título conquistado em 2015. “Eu estou ansiosa para esse desafio porque além de se tratar de uma prova de ski no Brasil, é uma oportunidade ótima para colocar em prática as técnicas que eu tenho treinado no rollerski antes mesmo de iniciar a temporada”, informa a atleta, que completa: “Além disso, no ano passado a prova de Sprint no Snowland foi muito interessante e divertida, acredito que neste ano não será diferente. Eu tenho treinado bem, então, estou confiante e vou em busca da manutenção do título conquistado em 2015”.

No ano passado, o Snowland sediou a primeira edição do Desafio Brasileiro de Cross Country, competição organizada pela CBDN. Cerca de 22 atletas, divididos nas categorias Adulto, Sub 19, Feminino e Amador, participaram da corrida.

Serviço
O que: 2º Desafio Brasileiro de Cross Country
Quando: 25 de setembro
Local: Parque Snowland – Gramado – RS
Horário: 8h30min
Ingressos: Não há venda de ingresso específica para o desafio, apenas para acesso ao parque. Confira a programação no site do Snowland: www.snowland.com.br.