Parque Pontal terá final de semana com agenda infantil e esportiva

PARQUE PÚBLICO VAI RECEBER EVENTO IOIÔ KIDS E PARQUE PONTAL CHALLENGE

No próximo sábado, dia 10 de dezembro, das 15h às 19h, acontece o evento “Ioiô Kids”*, no Parque Pontal, com diversas atividades para o público infantil. Entre as atrações oferecidas estão: “Gincana Ioiô”, para integrar pais e filhos, “Gincana Natalina”, com a presença do Papai Noel, “Studio Tattoo”, com tatuagens temporárias, “Oficina de Slime” e escultura de balões.

O gerente de Marketing da SVB Par, Dan Berger, destaca que a ação será totalmente gratuita. “A ideia é oferecer para as famílias que frequentam o Parque Pontal com suas crianças, uma tarde divertida, com muitas brincadeiras ao ar livre e tendo como cenário um dos principais pontos turísticos da nossa cidade, o Guaíba”, finaliza.

Já no domingo, dia 11, a agenda é focada para os aficionados por esporte. O parque será o ponto de partida e chegada para a primeira edição do “Parque Pontal Challenge”, promovido pelo Pontal Shopping em parceria com a Federação Gaúcha de Triathlon – FGTri RS e T3 Agência de Eventos Esportivos.

O desafio terá percursos que vão de 200 metros a 27,5 KM, que deverão ser percorridos em disputas de Duathlon e Ciclismo, nas categorias “Duathlon Kids”, “Mini Duathlon”, “Mountain Bike Duathlon”, “Revezamento Duathlon”, “PCD Duathlon”, “Duathlon – Feminino e Masculino”, além de “Estreante Ciclismo”, “Junior Ciclismo”, “Escolar Kids Ciclismo” “Master A Ciclismo”, “Master B Ciclismo”, “Master Ciclismo – Feminino e Masculino”, “Elite Ciclismo – Feminino e Masculino”, “Sub30 – Ciclismo” e “MTB Livre Ciclismo”.

O “Parque Pontal Challenge” inicia às 7h, no Parque Pontal (Avenida Padre Cacique nº 2893, Porto Alegre). Mais informações e inscrições podem ser obtidas no APP Sprinta.

*Se chover, o evento Ioiô Kids será transferido para uma nova data. Informações no @pontalshoppingoficial.

Parque Pontal

Com seus 29 mil m² de área verde, o Parque Pontal chega com a proposta de fazer um convite não só aos porto-alegrenses, mas a todos que passam pela orla do Guaíba: se conectar com a natureza em busca de qualidade de vida e contemplação.

O parque público tem pistas para caminhadas, áreas e equipamentos diversos para fitness ao ar livre, ginástica para a melhor idade e atividades físicas em geral, grandes gramados, mirantes para apreciação da natureza, píer sobre o rio, 700 metros de orla, e algumas escadarias para contemplação do famoso pôr do

sol do Guaíba. Conta, ainda, com uma maquete que permitirá a visualização de como era a fábrica do Estaleiro Só que existia no local, resgatando parte da história de Porto Alegre da década de 50, que também poderá ser acessada através de QR Codes adicionados em alguns painéis.

A interação com o público infantil é um dos pontos fortes do Parque Pontal. As crianças podem brincar com um puzzle naval, um navio “afundado” e playground temático: uma área com brinquedos infantis, que recebeu tratamento especial com piso de borracha reciclada de pneus. Para registrar os bons momentos, pontos para selfies estão à disposição dos visitantes.

O novo espaço de lazer dos gaúchos tem bicicletário, estacionamento coberto, bancos, lixeiras e modernos sanitários. E para quem for aproveitar o final de tarde, a iluminação e a segurança, com câmeras interligadas ao centro de comando da Prefeitura de Porto Alegre cobrem toda a área. Também há um ponto fixo para viatura da Brigada Militar e Guarda Municipal.

Em evidência, um marco prende a atenção das pessoas: o “Monumento Inter-religioso”, 100% financiado pela ONG KAICIID – Dialogue Centre. Idealizado pelo rabino Guershon Kwasniewski e assinada pela artista Ivone de Fátima Torzeschi, a escultura com mais de 750kg representa duas mãos em sinal de reza e meditação, apoiadas acima de um globo terrestre com os símbolos de várias religiões e a palavra Paz em diferentes línguas.

As árvores nativas do parque receberam complementação vegetal, acompanhando os caminhos tortuosos do terreno litorâneo. Para dar maior durabilidade aos dois píeres, que terão ampla circulação de pessoas, foi realizado um tratamento especial e adicionada uma proteção lateral, os guarda-corpos. Os cabeços de amarração dos navios, carinhosamente chamados de shreks, foram originalmente preservados, tal qual existiam na época do Estaleiro Só. Outra contrapartida dada à cidade pelos investidores do Pontal é a Rua Dr. Lya Pires, construída entre o parque e o empreendimento.

Construído com recursos privados dos empreendedores do Complexo Pontal (SVB Par, Melnick e Leroy Merlin), o Parque Pontal foi inaugurado no dia 26 de novembro, com a cerimônia oficial de doação da área à Prefeitura de Porto Alegre.